quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Rio de Janeiro continua ...

E assim começa a humanidade...o Brasil colonial, Rio de Janeiro Capital. É isso aí, pois é, daí que naquela época, lá pelos tempos do morro do castelo. Então, as ruas eram estreitas na capital, não havia saneamento básico, nada. A higiene era arruinada, não existia. Então veio a era da higienização. Foram criados esgotos, banheiros, descargas ...era da evolução! E o que estamos vivendo agora? Revolução do mijo e da merda? Sim, porque a cada esquina da zona sul,começando ali perto do leme, seguindo prá Botafogo, chegando até o largo do Machado, rua do catete, Glória; passando pela lapa, Fundição progresso, rua Gomes Freire, rua do rezende, Men de Sá, rua do lavradio, rua da relação, Pça cruz vermelha...caramba! São verdadeiros pólos de falta de higienização. São fossas que invadem com seu mal cheiro as entranhas do nosso nariz. E a quem diga que a zona sul é linda e que a Lapa é um pólo turístico impotantíssimo e lindo. O que está acontecendo? Invertemos os valores? O que é tão lindo no Rio de Janeiro? Agora inventaram uma camiseta que diz: "Gentileza gera Gentileza". Aí, um cara, com uma camisa dessa no corpo, estava mijando a parede da universidade de música ali na Lapa. Os buracos? Incontáveis; formam poças de mijo dentro deles. Onde está a dengue? Na falta de higiene. Cuido da limpeza da minha casa, mas tem sempre um mosquito qualquer me aguardando passar pelas ruas do Rio de Janeiro prá me dar uma picada.
O trânsito? Aí lembramos a época lá pelos mil oitocentos e alguma coisa, os bondes eram puxados por mulas. Isso, hoje em plena febre de evolução, grande parte são mulas com cérebro selvagem e totalmente irracional dirigindo um veículo qualquer. Os carros não acendem setas, não sinalizam nada, nem percebem os sinais de trânsito, eles tem um grande instinto, o de matar. São verdadeiros homicidas soltos procurando uma vítima. Motos? São armas legais motorizadas que nos ameaçam o tempo todo.
O Rio pode ser o Rio de Janeiro, como resgatar isso? Na era da escravidão,pro cara dar chibatada ele tinha que ser irracional, ter poder, comprar os escravos, marcá-los e prendê-los em correntes pesadas. E hoje, no terceiro milênio? Seria cômico se não fosse tão trágico, mas eles só precisam ser escrotos e irracionais. É lamentável assistir a um jornal pela manhã e ver as chibatadas voltando para o nosso cotidiano.É, "pequenos progressos, grandes retrocessos". Não é caramba? Chibatada, é, também, nos comportamos como subservientes, concordamos com tudo, rimos de tudo, e tudo fica sempre esse tudo, e nós fechamos as portas para nossas estimas e fingimos que está tudo bem, "porque não vai dar em nada mesmo". Isso pode mudar, não precisamos ser subservientes, já deu prá perceber, que subserviência nos leva a chibatada novamente. Menino...tô boba, eu vi, caramba, os cara deram com o chicote. Se não reagirmos a essa falta de respeito geral que nos é imposta a cada administração mal feita dessa cidade, os arcos da lapa vão virar pelourinho. Já pensou?
Nós, o povo, somos o chefe, temos de exigir. Eles ganham prá resolver todas essas coisas das quais falei acima, e tem um monte de outras que hoje não falei sobre elas. Precisamos mudar, nos amar, temos de reagir. E a melhor reação prá começar, é olhar mais, observar mais, se informar, mudar e nos unir.
O Rio de Janeiro precisa continuar lindo...

3 comentários:

  1. Tudo muito certo mas o epsódio das chicotadas não vai ficar barato pois os 4 caras além de demitidos serão presos e a Super Via vai tomar uma "senhora" multa alé de se arriscar a perder a concessão."Há luz no fim do tunel".

    ResponderExcluir
  2. Um espetaculo de texto tudo há ver com a realidade exposta; quem derá que toda a população carioca tivesse esse olhar critico e sincero. Tenho certeza que as coisas realmente poderiam ser bem diferente.

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto...
    infelziente, essa é a descrição da impura e cruel realidade que vivemos.

    As vezes queremos mudar o mundo...pena que nem todos têm essa consciência...afinal, se todos a tivssem, nosso país e o mundo não estariam assim...degradação total...

    Parbéns pelo texto!

    beijos da Letícia

    ResponderExcluir