quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Crime no Futebol? E na Arte?

terça-feira, 20 de abril de 2010
Crime no futebol? E na arte?

O futebol brasileiro se despediu da copa, um goleiro de um time no Brasil é suspeito de um crime hediondo, meu Deus! Quanta coisa que entristece, que desfalece pedaços em nossos dias. Eu fico muitas vezes parada, olhando prá nada, quero entender. Reparo a meu redor e não vejo explicação prá nada disso. Me sinto tão pequena, o que eu poderia fazer? Nada? Rezar, é, posso rezar, e depois quem sabe buscar em algum lugar dentro de mim um arrepio para uma outra emoção para que eu possa pensar cinema. Quero uma inspiração prá que meu pensamento brilhe e eu consiga buscar a beleza de minha própria criação. Olho pro céu e ele está nublado, acredito que de propósito para não ver essas coisas tristes que arrebentam corações tão esperançosos de amor e carentes de fantasias e expressões que explodem no cérebro dos artistas e retornam dentro de um momento, reluzindo a arte que muitas vezes se atrasa pela falta de esperança que pesa a alma.
Os crimes se repetem a cada esquecimento de justiça, a cada fragmento de honestidade. Eu quero ser eu e me dividir com minha arte, quero construir e é inevitável não me sentir fraca. O espaço fica menor, a divisão de oportunidades não existe, e onde está a moralidade? No planeta vizinho talvez. Tudo começa de um começo injusto, o mal nasce dentro de mim quando não sou honesta e penso de forma esgoísta. Como falar de coisas lindas e que refrescam a mente, se na maioria das vezes nem um não eu ouço quando busco algum caminho? É como se eu nem existisse. Cada um no seu quadrado, é, é isso; é incrível como realizam crimes hediondos no Brasil, colocando na mão de pessoas nada competentes grana e poder prá falar de cinema, de tudo. Qual o requisito prá ser curador de uma mostra por exemplo? Quer saber qual o requisito? Ser amigo de quem assina prá grana sair, ou puxa saco. Isso me mata aos poucos, saca? Claro, se o cara é cineasta, e vai organizar uma mostra, primeiro ele vai dar preferência aos filmes dele e de sua equipe, depois as pessoas que vão lhe servir para algum envolvimento futuro, depois amigos, e depois não tem mais vaga meu caro. Complicado quando você chega na mostra, as salas estão vazias e as telas cheias de coisas que não dizem nada com nada. Todo dia tem crime na arte e cultura, a todo instante pensam em destruição, porque o sujeito que governa tudo isso nem nele pensa, é um negócio que tira qualquer um do sério. O povo não gosta disso, o povo não gosta daquilo, essa é a desculpa, pois eu digo, o povo gosta de arte e cultura, é só fazer com honestidade que o trabalho sai bem feito e agrada.
Eu não posso ficar aqui falando ou julgando crimes hediondos, existem pessoas que estudaram prá isso, elas vão estar cuidando disso com responsabilidade ou não, é problema delas. Nisso eu só posso rezar prá que se faça justiça.
Agora, eu devo falar à respeito da falta de respeito cultural desse país, é assim, sei lá, caramba! Assassinam, sequestram e calam filmes, múscias, quadros, poesias...
E culpam o povo do país que não aprecia a arte e a cultura, quem é que não aprecia? Os desonestos no julgamento, os caras que recebem prá organizar tudo isso. Aliás, eu acredito através do que vejo, que eles nem sabem o que estão fazendo, são os verdadeiros espelhos de suas falas, quando dizem que o povo não entende as coisas.
A intensidade de uma avaliação é tão importante quanto uma cirurgia no coração, se não for bem feita, alguma coisa vai falhar, daí não dá prá respirar, e as grandes idéias expiram e morrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário